💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Ação Preferencial

As ações preferenciais são ações emitidas para empresários e outros investidores. Essas ações servem como prova de que o dinheiro foi pago no negócio. Eles constituem uma parte do patrimônio total de uma empresa, com ações ordinárias e lucros acumulados compondo o percentual restante.

Eles não são seguros e vêm com um conjunto de condições de pagamento. Os pagamentos feitos aos acionistas preferenciais na forma de dividendos não são exigidos até que a ação seja emitida.

Ações Preferenciais são títulos, esses títulos têm várias vantagens sobre as ações ordinárias, como a possibilidade de serem negociados a um preço mais alto. Além disso, possuem características que as distinguem das ações ordinárias.

Uma ação com um rendimento de 5% pagará $1,25 em receita de dividendos a cada ano. No entanto, este dividendo pode variar de acordo com o índice de taxa de juro de referência.

Vantagens das ações preferenciais

As ações preferenciais têm a vantagem de serem preferenciais para os acionistas. Eles oferecem dividendos mais altos do que as ações ordinárias. Se uma empresa for liquidada, eles podem resgatar as ações preferenciais e pagar aos investidores um dividendo menor.

A preferência na distribuição de dividendos e no pagamento diante de uma liquidação é o principal aspecto positivo das ações preferenciais. Isso pode reforçar sua obtenção de retorno ao longo do tempo, devido aos proventos.

Outro ponto interessante é que, ao investir na bolsa de valores, você nota que as ações preferenciais costumam ser ligeiramente mais líquidas. Sendo assim, apresentam um volume maior de negociações, o que pode facilitar a venda no mercado secundário.

Desvantagens das ações preferenciais

A desvantagem é que a empresa pode resgatar as ações preferenciais a qualquer momento, o que é um mau sinal para os investidores. Em contrapartida, às ações ordinárias podem ser emitidas a uma taxa menor, aumentando o valor de seus proprietários. Um dos pontos para considerar sobre a ação preferencial é o fato de que esse ativo não apresenta um mecanismo conhecido como tag along.

Esse conceito serve para proteger os acionistas minoritários se houver uma mudança no controle da empresa. Desse modo, ele assegura um percentual em relação ao preço da ação, que deve ser de no mínimo 80% do preço pago nas ações no momento da venda da companhia.

Diferença das ações preferenciais e ações ordinárias

As ações preferenciais são diferentes das ações ordinárias. Eles têm vencimentos mais longos, mas também são mais flexíveis que os títulos. Portanto, as ações preferenciais são consideradas instrumentos híbridos.

Em geral, as ações preferenciais são melhores que as ordinárias. Outra diferença entre as ações ordinárias e preferenciais é o dividendo. As ações preferenciais pagam dividendos aos seus proprietários. Ao contrário das ações ordinárias, elas não são voltadas para o crescimento.

Termos relacionados

Depósito Compulsório

O depósito compulsório é uma pergunta que paira na mente de muitas pessoas. A palavra em si carrega vários significados, e este artigo explica todos

Ler mais

Déficit Primário

Quando um país não consegue arrecadar recursos suficientes para pagar suas despesas, tem déficit primário. Um país percebe que gastou mais do que ganhou ao

Ler mais

P/VP

O índice P/VP mede o valor por ação de uma empresa. É calculado observando o valor contábil no balanço patrimonial de uma empresa, que é

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter