💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Ação Nominativa

As ações com certificados são consideradas nominativas enquanto as ações sem certificados são escriturais. As ações nominativas podem ser representadas por um certificado. O Cadastro de Ações Nominativas identifica o acionista.

O que é ação registrada?

Uma ação registrada é aquela que deve ser registrada por uma empresa que a emite. Cada acionista também deve ser identificado.

O Cadastro de Ações Nominativas permite que o acionista seja registrado diretamente. Somente após o acordo é que a propriedade é oficialmente estabelecida.

Esta opção é a única disponível no mercado brasileiro. Substitui (já extinto), ações ao portador ou ações endossáveis.

Tipos de ações disponíveis nos mercados financeiros

As ações negociadas em mercados financeiros podem ser classificadas com base em determinados critérios.

Os direitos e obrigações que cada papel detém são divididos em dois tipos de ações. Os acionistas têm direitos comuns através do uso de ações ordinárias (ON) e ações ordinárias (ON).

Ações preferenciais (PN: Permite que o acionista seja tratado de forma diferente das ações ON. Isso pode trazer algumas vantagens.

Existem ações nominativas e escriturais. Esta é a diferença entre ações nominativas e ações escriturais.

Tipos de ações negociadas na bolsa

Antes de 1990, havia dois tipos de ações que eram negociadas na bolsa de valores do Brasil:

Ações endossáveis:

Apenas o primeiro acionista pode ser identificado. Outras transferências são possíveis por endosso do título.

Ações ao portador:

O portador não está identificado. A segurança é propriedade do proprietário.

Essas opções foram eliminadas na Alteração da Lei das Sociedades por Ações de 1990. As ações nominativas e escriturais agora podem ser utilizadas

O que um investidor faz?

Um investidor faz muito mais do que apenas fazer um pedido de compra de ações. Este é um sinal de que o investidor superou muitos obstáculos nos mercados financeiros.

Identificou sua estratégia e selecionou os papéis que mais se alinham ao seu posicionamento. Ele completou toda a análise e está pronto para fazer a “aposta”. O investidor agora tem que lidar com outro problema antes de poder tomar posse legalmente do ativo.

O que é registro de propriedade?

O registro de propriedade é a questão atualmente em análise. Isso permite que as empresas brasileiras de capital aberto mantenham um inventário dos acionistas ativos juntamente com informações como o número de ações que possuem e outras informações semelhantes.

Essa prática foi introduzida no Brasil pela Lei das Sociedades por Ações (ndeg 644, art. 20), que garante que nenhum acionista haja anonimamente em um mercado.

Termos relacionados

TJLP

O TJLP é uma nova taxa de juros que foi efetivada em 1º de janeiro de 2018. É baseado no IPCA e uma taxa de

Ler mais

DAX 30

O DAX é um índice que acompanha o desempenho dos mercados de ações alemães. O DAX compreende 40 das maiores empresas do país. Essas ações

Ler mais

Ação Nominativa

As ações com certificados são consideradas nominativas enquanto as ações sem certificados são escriturais. As ações nominativas podem ser representadas por um certificado. O Cadastro

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter