💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Abrapp

A Abrapp é uma entidade sem fins lucrativos que representa as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs). Foi criada em 1978 e é composta por aproximadamente 260 EFPCs.

A administração da entidade é exercida por quatro órgãos: Assembleia Geral (Conselho Deliberativo), Diretoria Integrada e Conselho Fiscal.

O órgão decisório máximo da Abrapp é a Assembleia Geral. A Assembleia Geral reúne-se nos primeiros quatro meses de cada ano. Pode, no entanto, ser convocada por períodos extraordinários, se necessário.

Como funciona a Abrapp?

A Diretoria Integrada é composta por um Diretor Presidente, um Vice-Presidente e 12 Diretores Executivos. Ela é responsável por definir e implementar a estratégia operacional da entidade.

Cinco membros compõem o Conselho Fiscal, responsável por analisar e interpretar as demonstrações financeiras apresentadas anualmente pela Diretoria Integrada.

O Conselho Deliberativo é composto por 25 associados.

Esse Conselho também nomeia os representantes da Abrapp nos órgãos como entidades de classe com o objetivo de proteger os interesses de suas Associadas.

A estrutura da associação inclui ainda um grupo de Comissões Técnicas. Essas Comissões Técnicas atendem aos órgãos consultivos e apoiam as ações do Conselho por meio de estudos, projetos, pareceres.

A Abrapp representa seus associados em juízo perante diversos setores da sociedade, como órgãos públicos constituintes de poderes ou setores do setor privado. A principal responsabilidade da entidade em todos esses casos é proteger os interesses de seus associados.

A Abrapp busca colaborar com o poder público para regular e estabelecer políticas e diretrizes para a atuação da previdência complementar fechada.

Termos relacionados

Risco de Crédito

O risco de crédito é definido como a possibilidade de o mutuário deixar de pagar os pagamentos. Refere-se à probabilidade de incapacidade do mutuário de

Ler mais

CRA

O CRA (Certificado de Recebíveis Imobiliários) é um tipo de certificado de empréstimos — títulos de renda fixa de crédito privado que prometem pagamentos em

Ler mais

Governança Corporativa

Existem várias abordagens para definir e descrever a governança corporativa e uma ampla gama de abordagens para a prática da governança corporativa. Muitas vezes, os

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter