💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Abertura de capital

Os IPOs podem ser uma ótima maneira de levantar capital para sua empresa e expandir seus negócios. As taxas e juros podem ser muito altos e podem causar problemas financeiros para sua organização.

Embora a maioria das pessoas pense que apenas grandes corporações podem acessar o mercado de capitais por meio da compra ou venda de ações, isso não é verdade.

Pequenas e médias empresas podem emitir títulos chamados ações negociadas publicamente. Esses investidores têm direito a uma remuneração, podendo também se tornar sócios minoritários.

Pré-requisitos para um IPO

A abertura de capital parece ser a melhor e mais eficiente maneira de as empresas arrecadarem fundos. Basta emitir ações e deixar entrar dinheiro de terceiros.

Este não é um processo fácil. Para ser considerada de capital aberto, a instituição deve se registrar na Securities and Exchange Commission.

Registre-se na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros para fazer uma oferta pública de ações

A CVM é uma Autarquia pública, que faz parte do Sistema Financeiro Nacional. É uma afiliada do Ministério das Finanças.

Nosso mercado de ações é a BM&FBovespa. Isso permite que as empresas de capital aberto negociem suas ações de forma ordenada, de acordo com as regras da CVM.

Requisitos

Para se registrar na CVM, uma empresa deve ser registrada como uma sociedade anônima. Estes são essenciais para poder competir em mercados de capitais que são competitivos e ávidos de informação.

Embora as grandes empresas do mercado de ações tendam a ter forte liquidez e ativos e grande capital, as pequenas e médias empresas ainda podem solicitar IPOs.

O Brasil já tem um programa chamado PAC PEM que incentiva esse tipo de atitude.
É possível fazer um IPO no Brasil, mas isso seria proibitivamente caro.

Principais benefícios de abrir o capital

São muitos os benefícios de um IPO. Primeiro, o IPO aumenta a liquidez dos acionistas ao ter suas ações negociadas em bolsas de valores. Em segundo lugar, os investidores podem se beneficiar da emissão de ações.

Esta é uma ótima maneira de aumentar os recursos e melhorar sua estratégia de negócios. O caixa tende a não parecer tão apertado por causa da “diminuição do capital de custo da empresa”. Um aumento de capital reduzirá o endividamento.

Existem outros benefícios:

  • “O incentivo ao aumento de desempenho é dado pela possibilidade de premiar prestadores de serviços e funcionários com ações da empresa.”
  • “A possibilidade de emissão de Debêntures. São fontes de financiamento que podem ser mais baratas do que financiamento direto com grandes bancos.”
  • “Aquisição mais fácil de empresas com ações.”

    Agora vamos ver os passos.

Tornando um capital público

Refere à Oferta Pública Inicial.

Segundo o especialista, o processo tem duas partes: antes e depois do IPO. É aí que a empresa, com assessoria

externa de advogados e consultores, fará uma autoavaliação de onde está no momento e do que precisa para ser uma companhia aberta.

Diferentes segmentos de mercado têm requisitos diferentes. Cada segmento de mercado tem seus próprios requisitos em termos de divulgação, informações, estrutura societária e estrutura acionária.

Escolhas inteligentes são importantes, pois podem ajudar a aumentar a exposição no mercado e construir relacionamentos.

Relacionamento com investidores: Dependendo da empresa, essa preparação pode levar de oito meses a três anos.

Um “intermediário financeiro”, uma instituição financeira, pode ser um banco ou uma corretora para iniciar um IPO.

  • Coordenar o registro na CVM
  • Crie uma programação de ofertas
  • Coordenar a formação de preços
  • Crie o programa de distribuição
  • Organizar a apresentação da operação ao mercado (também chamado de Roadshow).
  • Planeje e faça sua pesquisa para garantir a consistência.

O pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários deve acompanhar o pedido de autorização de distribuição pública de ações. A CVM é o órgão fiscalizador e regulador do mercado de capitais brasileiro.

Todas as empresas estão disponíveis para listagem pública?

Para ser elegível para um IPO, uma empresa deve atender aos seguintes requisitos básicos:

Histórico de resultados

O histórico de crescimento e os resultados positivos de uma empresa a ajudarão a atrair novos investidores quando abrir o capital.

É importante avaliar aspectos como indústria, competitividade do produto/serviço e perspectiva do negócio.

Apresentação de demonstrações financeiras

Outro fator a considerar é se a empresa tem a capacidade de apresentar as demonstrações financeiras exigidas em tempo hábil. Esses critérios são baseados nas normas internacionais de contabilidade (IFRS).

As demonstrações financeiras devem ser apresentadas dentro de alguns dias após o final do trimestre. Também deve ser apresentado um plano de divulgação, que já leva em consideração o período de auditoria de cada relatório.

Sistema de controles internos

As empresas públicas têm que demonstrar anualmente que possuem controles internos suficientes para a preparação das demonstrações financeiras.

Governança corporativa

A boa governança corporativa é crucial em ofertas públicas.

Termos relacionados

CAC 40

O CAC 40 (Contation Assistée en Continu), em portugês significa Negociação Assistida Contínua, é o índice de referência do mercado de ações francês, representando as

Ler mais

Déficit

Quando há uma oferta insuficiente de algo essencial, é chamado de “déficit”. Um déficit é um saldo negativo em uma organização, indivíduo ou governo. Isso

Ler mais

Novo Mercado

Um novo mercado é uma fronteira na qual ninguém jamais esteve. Na verdade, um novo mercado é uma fronteira, onde não há players estabelecidos. O

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter