💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

EBIT

O EBIT é uma medida chave de rentabilidade. Em geral, é o lucro operacional de uma empresa antes das despesas com juros e impostos. O EBIT é comumente usado para determinar as principais operações de uma empresa sem considerar impostos e estrutura de capital.

O EBIT é a medida financeira mais útil para potenciais investidores. Considere o seguinte cenário: A empresa F produz móveis sob medida. Então, para calcular o EBIT, deve deduzir sua receita líquida.

Como funciona o EBIT?

O EBIT é uma ferramenta útil para os investidores compararem os lucros de uma empresa com os de outra. Se uma empresa receber um corte de impostos corporativos, ela terá um EBIT maior do que uma empresa que não recebeu. Portanto, o EBIT ajuda você a entender como diferentes despesas afetam o valor da empresa.

Além disso, as empresas com ativos fixos normalmente os financiarão por meio de dívida, o que exigirá o pagamento de juros.

As empresas com altos índices de endividamento em relação ao patrimônio líquido devem relatar o EBIT em vez do lucro operacional, pois facilita a comparação de empresas em diferentes estruturas de capital. Além disso, o EBIT não inclui impostos, o que facilita a comparação de empresas em diferentes estruturas de capital.

Por quem é usado o EBIT?

O EBIT é usado pelos investidores como proxy para o fluxo de caixa livre. Esse fluxo de caixa livre é um insumo importante na avaliação. O lucro antes de juros e impostos também é usado para determinar quanto dinheiro uma empresa gera antes dos impostos.

Além disso, o EBIT é a base para comparar empresas com estrutura de capital semelhante. Contudo, os lucros antes de juros e impostos são apresentados separadamente na demonstração do resultado.

No que se refere ao lucro antes de juros e impostos ?

O lucro antes de juros e impostos refere-se à lucratividade de uma empresa antes de deduzir as despesas operacionais. O lucro antes de juros e impostos é calculado dividindo a receita total pelas despesas operacionais.

Usando essa figura, você pode comparar o EBIT de uma empresa com empresas semelhantes no mesmo setor. Empresas com menor carga tributária são mais lucrativas do que outras. Assim, ao comparar empresas com margens operacionais diferentes, o EBIT é uma ferramenta valiosa.

O que é o EBITDA e como calcular?

O primeiro é chamado de EBIT, enquanto o segundo é chamado de EBITDA. Eles diferem nos passos dados para chegar a valores significativos. No relatório financeiro, o lucro antes de juros e impostos (EBITDA) pode ser calculado de uma maneira mais simples:

Para calcular o EBITDA, subtraia o SG&A, ou outras despesas não operacionais, do lucro bruto. Dessa forma, você obterá receita operacional, que será convertida em Lucro por ação por um acionista. Essa métrica é útil para empresários, especialmente aqueles que estão preocupados com seu fluxo de caixa.

Termos relacionados

Administrador de fundos

As empresas gestoras de fundos são aquelas que têm como objetivo garantir o bom funcionamento dos fundos de investimento. O administrador do fundo irá registrá-la

Ler mais

Beta

Beta é uma medida estatística que limita sua perda ou ganho com base no preço médio do mercado. Os cálculos beta são fáceis de fazer

Ler mais

Fundos de Renda Variável

Um fundo de ações pode ser descrito como uma carteira ou investimentos pré-selecionados.  Você pode alterar as funções de um fundo para torná-lo mais atraente.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter